15 novembro 2007

>Como estão sendo tratados nossos idosos

Os idosos merecem respeito e atenção. As pessoas idosas por mais que se tenha feito ainda a muito que fazer por elas. Muitas vezes são maltratadas, dentro do próprio ambiente onde moram, até pelos próprios familiares. Precisamos cuidar melhor dos nossos velhos. São pessoas que batalharam muito na vida sem as facilidades existentes hoje criando seus filhos, netos e às vezes bisnetos, para ajudar esse país em seu desenvolvimento. Hoje existem centenas de idosos esquecidos nas ruas das grandes cidades ou até mesmo em casas ditas de repousos que, na verdade, existem como meio de exploração, onde muitos vivem sem o mínimo de conforto.

Estou tocando no assunto porque conheci uma senhora de cento e três anos de idade, ainda muito lúcida. Bem cuidada pela família o que deveria ser a regra geral. Fiz questão de abraça-la. Naquele momento fiquei imaginando quantas histórias essa velha guerreira tem para contar. E contou algumas delas. Dona Leonilda disse que em seu tempo não existia máquinas de lavar não, nem tanques, nada disso. Morava na roça e ia juntamente com várias amigas e vizinhas lavar a roupa no rio, em água corrente e batia as roupas nas pedras. E admirava a facilidade existente hoje e mesmo assim as mulheres reclamam. Disse a sabia senhora.

Comecei desejando a ela saúde que apesar da idade avançada não está das piores. Claro, toma seus medicamentos para controle da pressão arterial, mas nada de se alarmar. Tem pessoas bem mais jovens que tomam mais remédios do que aquela senhora. O pior de tudo isso é que a dona Leonilda adora fumar o seu cachimbo de fumo de corda, não fica sem ele de jeito nenhum. Disse. Como explicar?

Vi naquela mulher o rosto da minha mãe já falecida – não que minha mãe fumasse. cachimbo menos ainda - pela minha mente passou um filme em questão de segundos. Que bom “ter” aquela senhora contando um pouco da sua história de vida depois de mais de um século de existência. Contou-me que em sua época ia lavar roupa no rio e na hora de esfregar usava sabugo de milho para tirar a sujeira mais pesada. Enquanto nos dias de hoje tudo é facilitado através das modernas lavadoras de roupas. E diz “ela: - “mesmo assim as mulheres de hoje ainda” reclamam” até comida pronta elas compram. Não quer ter nenhum trabalho. É isso ai dona Leonilda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...