15 novembro 2007

>Pedra do cruzeiro

Imagens: J AraújoEsta bela imagem foi captada em Dezembro de 2005, em minhas férias, em Minas Gerais. Em lugarzinho escondido de tudo, Município de Sericita - Distrito de Sant' Ana. (abaixo)
É difícil descrever o lugar, as paisagens falam por si só. A região, como a maior parte do Estado é montanhosa com suas belas cachoeiras de águas cristalinas
Região Sudoeste de Minas Gerais e, região Norte da Zona da Mata mineira. O local ainda não é explorado pelo eco-turismo rural. Que pena! Quem não conhece precisa conhecer essas maravilhas da natureza.

Ah! Como a religiosidade do povo geralmente é medida pelo esforço no topo desta montanha existe um cruzeiro fincado onde de tempos em tempos é celebrada uma missa com a presença de vários romeiros.

História
Em 1741, índios botocudos atacam e destroem os povoados de Casa da Casca e Rio Santana. Expedições de bandeirantes são organizadas, e o povoado de Santana é reconstruído. No seu território, surge uma povoação chamada Jequitibá. Em 1917, Jequitibá passa a distrito. Em 1923, muda sua denominação para Itaporanga e, após vinte anos, o distrito passa a ser chamado de Sericita, sendo emancipado em 1962, com o seu território desmembrado de Abre-Campo.
Geografia
Sua população estimada em 2004 era de 7.302 habitantes.

Terceiro produtor de café, leite e gado de corte de sua microrregião econômica, o município está na Zona da Mata, em pleno maciço da Cordilheira do Espinhaço, sendo a Serra do Cantagalo sua principal elevação com 1870 m de altitude, Sericita também pertende ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro, e à Bacia do Rio Doce, e o Ribeirão Santana, que banha a sede municipal, é o principal em sua hidrografia.

Tem 194 quilômetros quadrados de área, e dista 274 quilômetros de Belo Horizonte. Santa Rita é a padroeira.

2 comentários:

  1. o lugar e realmente lindo, sem palavras mas, sua referencia na localização da cidade está totalmente errada, a cidade fica a norte da zona da mata mineira!

    ResponderExcluir
  2. Pena que vc não deixou nome. Obrigado pela correção.

    Agradeço sua participação.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...