21 abril 2008

>Personagens da história

Muitos brasileiros, infelizmente, não sabe o que se comemora na data de hoje; acham que é apenas mais um dia de descanso no calendário, para refrescar a memória e saber um pouco mais vai aqui um pequeno trecho da história.

"Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais em 1746, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos.

Tiradentes /reprodução

Antes mesmo de freqüentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe aos nove anos e de pai aos 15, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido). Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular.

Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as idéias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.

A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.

Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica.

Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República".
Juscelino à direita
No dia 21 de abril comemoramos também a inauguração de Brasília, a capital política e centro nervoso do país que completa 50 anos, planejada por outro grande brasileiro, e também mineiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira, presidente do Brasil de 1956 a 1961. Um dos maiores estadistas que este país já teve.

Infelizmente, quando falamos em Brasília a primeira coisa de que lembramos é da palavra corrupção esquecendo que lá também tem sua gente ordeira e trabalhadora como tantos outros brasileiros que sofre com os desmandos daqueles que lá estão no poder apenas para satisfazer suas vontades pessoais. Para que isso possa mudar, precisamos primeiro, a consciêcia do eleitorado brasileiro para escolher melhor seus governantes. Antigamente os homens públicos exercia a política por vocações; hoje a política é exercida pelos milhões proporcionados pela corrupção. Infelizmente!!

3 comentários:

  1. QUERIDO jOTA, hoje estamos em mais um feriado, isso é uma pena, porque este pais não precisa tantos feriados.Mas como homenageamos Tiradentes, que foi dentista sim, mas também foi usado na época para ser o "heroi" da inconfidencia.
    Quanto a Brasília concordo contigo, é o lugar de se criar cobras. Pareçe que é o clima, não?
    um beijo

    ResponderExcluir
  2. Uma grande aula !!!Parabéns !!!!!
    Não deveria ser feriado !!!

    ResponderExcluir
  3. Muitoooooooooooo obrigada por esta belíssima lião de História, que é um tema que adoro (sempre fui muito boa aluna a História).
    Conhecia, apenas de "ouvido" o nome de Tiradentes, mas ignorava todo o resto. Agora já sei de quem se fala, quando ouvir ou vir escrito o seu nome.

    No que toca a Brasília...tenho muitos amigos e amigas brasileiros que não simpatizam nada com os governantes... Mas eu em política não me meto :)))

    Obrigada, meu querido amigo.

    Vou levar o selinho, obrigada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...