29 julho 2009

>O que fazer para adotar uma criança?

Atualizado em 15/01/10: Com as ultimas notícias do terremoto que, infelizmente, arrasou o Haití surgiu em várias partes do mundo muitas pessoas interessadas em adotar crianças daquele país que infelizmente ficaram orfãs.
Os interessados, em primeiro lugar, devem entrar em contato com a embaixada do Haití, e se informar melhor sobre as leis de adoção naquele país. Pode também consultar o consulado nas cidades onde ele existir. É que cada país adota sistemas e exigências diferentes para permitir a adoção de seus cidadãos.
No Brasil é assim...

Cadastramento:

Primeiro os pretendentes a adoção precisam se inscrever no CNA (cadastro nacional de adoção).
De acordo com pesquisa realizada; os pretendentes a adotar uma criança querem as seguintes características:
41% aceitas apenas crianças brancas
25% indiferentes a raça
86% desejam adotar apenas uma criança
17% aceitam adotar irmãos
34% querem crianças do sexo feminino; enquanto,
58% são indiferentes em relação ao sexo
21% só aceitam crianças até 1 ano
2,6% só aceitam crianças até 6 anos
0,22% aceitam até 12 anos
0,08% aceitam adolescentes

Crianças para adoção

36% brancos
18% negros
45% pardos
0,91% outras raças
71% têm irmãos
26% têm irmãos cadastrados no CNA (cadastro nacional de adoção)
20%tem problemas de saúde

Passo a passo da adoção
O casal interessado, ou a pessoa que pretende, deve retirar no Fórum um requerimento, preencher, e anexar documentação solicitada, (são vários exigidos). É aberto um processo e o juiz determina um estudo psicossocial (é demorado!). Logo depois, determina ou não a habilitação para fazer o cadastro nacional (uma grande burocracia) já percebeu né!

Como entregar um bebe para adoção
Mulheres que acharem que não tem condições de criar o filho podem fazer uma declaração no hospital e os funcionários comunicam a justiça da sua intenção. A mulher é ouvido pelo juiz e após decisão dele, a criança pode se tornar apta a adoção.

Os entraves e a burocracia de tudo isso é tão grande, desgastante e demorado, que muitas pessoas realmente interessadas na adoção buscam crianças para adotar nos lugares mais longínquos, onde não tem nada disso. Passa no cartório registra como filho e pronto. Tudo que uma criança sem lar precisa (sem país) é de um lar, uma família, e as autoridades precisam ser mais rápidas e menos burocrata.

Excelentíssimos senhores juízes, o povo tem pressa, a fila precisa andar, para que crianças que hoje são apenas crianças sejam adotadas. Senão, com toda essa burocracia, logo serão adolescentes e aí fica cada vez mais difícil. Crianças precisam comer beber, vestir e não é todo dia que tem alguém disposto a ficar esperando e esperando. No tempo dos meus avós tudo era tão pratico! E olha que não tinha essa quantidade de crianças abandonadas na rua passando fome e frio, e a criminalidade era baixíssima.

Os orfanatos eram coisa rara. Hoje encontramos várias crianças perambulando nas ruas das grandes cidades, muitas vezes, sendo exploradas pelos próprios pais ou por pessoas inescrupulosas. Existem casos de crianças que são alugadas para serem usadas para pedir esmolas nas ruas e semáforos. Como podemos perceber, as crianças são manipuladas e usadas de todas as formas possíveis para satisfazer a ambição desenfreada dos exploradores. Precisamos desburocratizar o sistema de adoção.

7 comentários:

  1. È né burocracia que dificulta algo tão simples!!quantas historias conhecemos de pessoas simples sem instrução criaram filhos adotivos que se tornaram grandes personagens!!
    e hoje com tanta criança abandonada precisa de tanta frescura para elas terem um lar!!!e aí de alguém que levar uma dessas crianças pra casa pra cuidar a (justiça) parte pra cima !!!
    ficar na rua abandonada pode!!!!!!!!!!!!!
    é isso aí amigo!!bjão pra vc

    ResponderExcluir
  2. As autoridades responsáveis pela entrega das crianças para adoção deveriam trabalhar mais rápido, "DESBURROCRATIZAR".

    Adoção é um ato de GRANDE amor.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Somente quem tem o coração cheio de amor e solidariedade adota e ama com o mesmo sentimento dedicado ao filho biológico.

    Poético abraço

    ResponderExcluir
  4. PQ É TAO DIFICIL???? TENHO A VONTADE DE ADOTAR A MUITO TEMPO, E ACABEI DE CRE Q CHEGOU A HORA, EU TENHO 25 ANO SOU CASADA COM UMA MULHER DE 36 ANOS, E 5 ANO DE CASADA.
    FICO MUITO TRISTE POR NAO PODER REGISTAR A CRIANÇA COM O SOBRE NOME DAS DUAS... + TUDO BEM NAO VOU BRIGAR COM A JUSTIÇA, TALVEZ SEJA ESSE O PREÇO DE SER LESBICA.(+ SOU MUITO FELIZ AO LADO DO MEU AMOR).
    OBRIGADA!!
    DESBURROCRATIZAR JÁ!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  5. eu gostaria muinto de adota um criança ja criei um que hoje tem 18 anos e me ama muinto como eu eu tambem amo so que agora ja esta na hora dele começa sua vida eu gostaria de ter outa criança para fazer tudo de novo

    ResponderExcluir
  6. eu e meu esposo gostariamos de adotar uma criança para completar nossa familia porque nos nos casamos em janeiro e eu tenho 3 filhos do meu 1 casamento e agora fica deficio ter filho na minha idade 46 anos gostaria muito mas a burocracia dificulta muito querer ser mae de novo no caso adotar um filho para nos dois se eu conseguisse isso ia ser uma bença na nossa vida tanta criança na rua sofrendo e nos orfanato da vida sofrendo e nos querendo simplesmente adotar um e dar carinho amor a quem tanto precisa por que meus filhos ja estao casados ja tem familia so minha filha que ainda não se casou e esta com 29 anos esta perto dela fazer graças a deus e ja esta praticamente se formando em farmacia meu nome edneia capixaba.

    ResponderExcluir
  7. eu e meu esposo gostaria de adotaruma criança mas a buroclacia acaba por dificultar nossos desejos de ser mae e pai o que fazer para consequi isso tenho 3 filhos do 1 casamento que ja estaõ adultos todos eles e casados com exeção da moça de 29 que vai fazer e não tem ideia de casar esta se formando em farmacia graças a deus
    nos gostariamos de comquista isso logo porque estou ja ficando com a idade avançada estou com 46 anos e meu atual esposo com 31 anos de idade?

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...