30 agosto 2009

> Informe

A partir de hoje estarei dando um tempo em meus blogs serra de minas e este. Parei para refletir e cheguei à conclusão; criar um blog ou mais é como criar filhos, eles ficam dependentes de nós. E claro, como pai queremos ver nossos filhos crescerem, ficarem fortes, prosperarem, fazer sucesso, receber elogios, não que as criticas construtivas não sejam bem vindas. Todas as críticas são válidas para o aprimoramento.

Quando isso não acontece bate o desânimo, é hora de pedir um tempo para o filho e procurar saber onde erramos. Não está sendo fácil manter estes, (filhos) blogs. Não por falta de assunto, eles estão aí, são as palavras que não estão fluindo como deveriam.

Com este argumento, quero agradecer aos leitores que passarem por aqui não estranharem se por ventura encontrar este espaço desatualizado aguardando o retorno do pai. Aos leitores meu muito obrigado!! Podem continuar deixando seus comentários; eles serão publicados. Fiquem todos com Deus. Voltarei em breve.

>Até o tempo...

Sei que não é fácil reconhecer que precisei de você mais do que possa imaginar. Mas o destino é assim mesmo, quis que vivêssemos separados, mesmo que quiséssemos viver juntos um grande amor. Tudo, até o tempo, está fazendo algo para nos separar você e eu.
E conseguiu.

O tempo fechou contra nós, caiu não uma neblina, mas sim um temporal. Por nós não passou uma brisa, mas sim um temporal que derrubou barreiras que achavámos intransponíveis.

Quem sabe, quem sabe poderemos viver esse grande amor proibido que não foi possível em outra dimensão? Somente o tempo. Só ele dirá se temos ou não razão de existirmos separados mesmo se gostando imensamente apesar das agressões verbais de sua parte.

Quantas vezes fiz você entristecer e entristeci junto. E nessa tristeza acabamos muitas vezes chorando. Quantas vezes machuquei você e sai machucado. Sabíamos tanto um do outro que éramos capazes de adivinhar o que estávamos pensando. Mas como na vida nada é eterno, até a própria vida, um dia tudo chegou ao fim. Hoje, eu e você soluçamos em quartos separados aguardando apenas o momento de partirmos para uma outra dimensão.
*Sei que tem um pessoa que não vai acreditar

*Mas esta é de coração

19 agosto 2009

>OPS! Acho que apertei a tecla DEL...

Diz a lenda que há algum tempo, dentro do passado que já se foi, um menino queria ser escritor, mas ele não queria simplesmente escrever, queria tocar profundamente as pessoas com suas palavras, mexendo com seus sentimentos de ódio, tristeza, alegria, raiva e felicidade entre outros tantos. Mas o que isto tem a ver com informática? Bem, dizem que hoje em dia este mesmo menino já crescido, trabalha na Microsoft, sendo ele quem escreve as mensagens de erro que aparecem no sistema operacional Windows, para total e completo desespero de seus usuários. Recebi está piadinha e resolvi utiliza-la na abertura deste texto para mostrar como em muitos casos a informática consegue realizar os sonhos de alguém, simplesmente transformando-os nos pesadelos de outros.

Ainda falando sobre as tais mensagens de sistema, podemos notar que algumas delas conseguem até mesmo causar certos constrangimentos ao homem. Por exemplo: dependendo do sistema, o indivíduo poderá vir a receber mensagens perguntando se gostaria de dar o BOOT. Como assim dar o BOOT? E, principalmente, o que raios é esse tal de BOOT?

Passamos o tempo todo tentando suprir os desmandos do equipamento que vive (artificialmente) enviando mensagens sobre como devemos proceder, ou seja, ao invés dele fazer o que queremos, somos nós que acabamos seguindo as ordens do computador. Ainda outro dia o sistema me pediu para impostar uma senha que não fosse de fácil dedução, e eu escrevi: IMPOSTO DE RENDA, cuja dedução é sempre dificílima. A propósito, se aparecer uma mensagem no seu sistema dizendo: SUA SENHA VENCERÁ EM TRES DIAS, não se anime muito, pois isto definitivamente não quer dizer que sua senha se tornará uma vencedora.

O tempo é algo relativo em informática (principalmente por se tratar de um mundo meio real, meio virtual e meio mágico, regido por elfos, fadas e hackers de um lado e Trolls, bruxas e crackers do outro). Para exemplificar, vale lembrar que um mesmo sistema que parece demorar horas para processar alguma coisa, leva décimos de segundos para deletar algo que não queríamos que fosse deletado.

Apesar dos milhares de recursos e ferramentas apresentadas como verdadeiros milagres da tecnologia, as tarefas sempre são difíceis de se executar, justamente porque em muitos casos os tais facilitadores incorporados ao sistema são extremamente complexos de se operar ou mesmo entender, por outro lado tudo é muito simples de se perder, apagar, errar. E o que é pior, esses erros tão fáceis de se cometer tornam-se, na grande maioria das vezes, dificílimos de se consertar, onde a única certeza é de que em algum lugar existirá um log com o registro de que foi você o responsável pelo erro.

Geralmente quando lemos nos menus dos aplicativos as opções: SALVAR, ABRIR e IMPRIMIR, nós podemos imaginar que existem outros tópicos que apesar de não estarem visíveis ficam subentendidos tais como: REPRIMIR, HUMILHAR e TORTURAR O USUARIO.

Enfim, o computador se tornou vital para as necessidades do homem, porém, é bem provável que no futuro o homem não seja mais necessário ao computador, e com isso a soberba de nos acharmos criaturas absolutas torne-se obsoleta.
(Autor: Antonio Brás Constante)
abrasc@terra.com.br

17 agosto 2009

>Um dia para não ser lembrado

O dia de ontem não foi dos melhores deixei o carro na via pública na noite anterior. Adivinha!! Foi furtado é claro. Esta não é a primeira vez que isso acontece comigo. Você se sente impotente, não quer acreditar no que está vendo, ou melhor, no que não está vendo, o seu carro. Mas a malandragem está aí para tirar o nosso sossego.

Naquele momento você fica sem reação. Liga pra polícia é orientado a procurar a delegacia da área onde ocorreu o fato para tentar registrar um boletim de ocorrência, o famoso (BO). Chegando no distrito policial, pelo horário que consta em um cartaz, abre as 09:00hs. Cheguei lá tinha uma fila, cada um com seus problemas. As 09:30hs, a recepção onde deveria ter alguém para atender se encontrava entregue às moscas.

Logo em seguida começa a chegar os primeiros (i)responsáveis pelo setor. Claro, chega e vão logo pra cozinha tomar um cafezinho, enquanto isso o cidadão que é a vitima aguarda alí sem poder falar nada, senão vai ser acusado de baderneiro, e ai sim,  vai aparecer alguém para prende-lo por desacato a autoridade.

A única coisa que queremos é sermos tratados com respeito e dignidade que merecemos. Além de sermos vítimas dos bandidos, quando procuramos ajuda das autoridades, não somos bem atendidos. Bem, depois de uma longa espera chegou a minha vez de ser atendido, ufaaa! naquele instante fui informado que o (sistema) travou. Resumindo, saí de lá sem registrar o tal (BO). E olha que pagamos uma infinidade de impostos para manter essa estrutura capenga e quase falida que é a maquina pública. Que na verdade, funciona mal, não por falta de dinheiro, mas por má gestão.

À tarde meu telefone tocou alguém de confiança sabendo que eu tinha sido vitima de furto ligou para que eu confirmasse as placas do veículo. A confirmação feita liguei imediatamente para o tel. 190 informando que o carro produto de furto estava sendo avistado em tal bairro com tantas pessoas dentro e tudo mais.

Até para ajudar eu mesmo que era a vítima. De certa forma estava também colaborando com a polícia e a sociedade. Não é que o atendente disse que não poderia mandar uma viatura; que era para eu avisar a pessoa que estava avistando o veículo ligar; somente assim eu seria atendido. Achei isso o absurdo dos absurdos e não é que esse péssimo profissional desligou o telefone em minha cara. Pensei comigo, isso não pode ser verdade, e o pior que era verdade. Sei também. que esse não é o comportamento geral da corporação que zela pelo bom atendimento. A maioria dos profissionais, muitas vezes, dá a vida para defender a sociedade.

Como eu estava próximo do quartel desloquei até lá onde encontrei o Cb. Lima e o Cb. Araújo que atenderam com todo profissionalismo. O veiculo foi recuperado intacto, os menores infratores foram apreendidos e apresentados na delegacia onde saíram primeiro do que eu que fui vitima. Enquanto os familiares que foram lá como responsáveis. Responsabilidade mesmo só no nome, ainda zombara na minha cara. Este é o Brasil!!

16 agosto 2009

>Cada notícia é um flash

Vivemos nos dias atuais movidos a notícias das mais variadas. Parece que todo mundo está buscando notícias; os jornais, revistas e tvs sabendo disso nos inundam com essas informações. Se analisarmos a maioria são notícias ruins. Quem souber de uma boa, por favor... Comovemo-nos, habitualmente, diante das grandes tragédias que agitam a opinião pública.

Antes os acontecimentos demoravam dias para chegar ao nosso conhecimento. Nos dias atuais chegam até nós - dependendo do fato em tempo real - não importando onde estejam acontecendo. Muitas vezes não estamos preparados para receber tanta informação ao mesmo tempo. E digerir tudo isso não é uma tarefa fácil. Diante de tudo, vamos vivendo, e muitas vezes nos envolvendo emocionalmente mesmo sem querer naquela notícia que está no auge, na mídia, ou seja, em todos os meios de comunicação. Então! Vamos relembrar um pouco?

Dengue: A Vigilância Epidemiológica da Bahia registrou em duas semanas o aumento de mais de cinco mil casos de dengue no Estado, segundo informações da Secretaria da Saúde. Até a primeira semana de fevereiro deste ano, foram notificados 6.567 casos de dengue. Nas duas semanas seguintes, outros cinco mil casos foram notificados, totalizando 11.570 casos de dengue na Bahia, correspondendo a um aumento de 248% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 3.919 casos.
Desse total registrado, 85 casos da doença mais grave já foram confirmados, segundo a Secretaria. Nove pessoas morreram com dengue hemorrágica. A dengue estava fazendo vitimas; no Estado da Bahia morreu várias pessoas vítima da doença. Esqueceram do mosquito não somente na Bahia, mas em todo Brasil.

Michael Jackson: morreu um dos maiores ídolos da musica pop de todos os tempos. Naqueles dias em cada canal de TV, jornais, revistas, blogs e até no boca a boca o dia a dia só se falava nisso. Bom, o tempo passou e já não se fala mais do assunto. Já não dá mais Ibope, melhor esquecer. Esquecemos e até hoje ninguém ficou sabendo onde o homem está enterrado.

Discussão no Senado: aquele bate boca entre o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). A mídia repetiu exaustivamente a cena. Logo mais cai no esquecimento, se é que alguém ainda lembra. Antes tivemos o escândalo das passagens aéreas. Estão vendo! Até eu já estava esquecendo.

Escândalos do Senado: O presidente do Senado, senador Jose Sarney está na mídia “como nunca antes na história deste país”, também não é pra menos, empregou a família amigos e companheiros. “Quando foi descoberto e o Senado como instituição entrou em crise se saiu com essa: a crise não é minha, a crise é do senado...” a crise na verdade é do sistema político do país. Este a gente ainda não esqueceu por que continua dando Ibope.

Globo & Record: Semana passada as duas emissoras começaram uma batalha que parece não ter fim. Acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro contra Edir Macedo. Aproveitando que o bispo, dono da Rede Record, foi indiciado pela justiça desceu a lenha. Em outro extremo a TV do bispo se defende. Hum, essa história é antiga, a globo se acha a toda “poderosa” das comunicações, ai de quem ameaçá-la, quer por que querem o monopólio da informação. Quando se sente ameaçada é um Deus nos acuda. A Globo ao que dá pra entender quer saber da ligação da Rede Record com a Igreja Universal. Ninguém sabe onde uma começa e
A outra termina.

Gripe H1N1: Influenza A, essa está dando o que falar. Não se fala em outra coisa. Acho que nem mesmo a crise do Senado está preocupando tanto. E olha que isso também afeta tanto quanto a gripe. Ou até mais. A famosa gripe que não se conhece a cura, não tem vacina. Está matando mesmo, talvez nem tanto quanto matou e tem matado a gripe sazonal ou gripe comum. Sabe por que não se fala em outra coisa no momento? Por que está em todos os jornais, radio e TVs. Enquanto isso se esqueceu do mosquito da Dengue e tantas outras doenças.

Como podemos ver os fatos acontecem em uma velocidade tão grande que não conseguimos acompanhar. Todos os anos o mundo passa por uma epidemia; lembra? Em Angola na África o vírus ebola; na Ásia, mas especificamente no Japão a sars; tivemos ainda a gripe aviaria, enterraram tanto frangos, (que não pegou...), doença da vaca louca na Inglaterra e alguns países da Europa, essa ataca os humanos também, as vacas (coitadas...). Vamos parar por aqui.

Ficam em nossas mãos orientar nossos filhos para que possamos no futuro desfrutar de um país um pouco melhor. Talvez com mais algumas novas doenças que venham a aparecer. Caso ocorra que possamos ter respostas mais rápidas para seu controle ou cura. E que os escândalos nos meios políticos se não desaparecer pelo menos possa diminuir. Já é uma grande contribuição rumo ao futuro.

14 agosto 2009

>Histórias caipira

Não sei se os leitores terão paciência. Como já disse em outras oportunidades sou um autêntico caipira. E como tal tenho minhas histórias para contar. Não somente os caipiras têm histórias, todos nós temos nossas histórias para contar. Só que as histórias das pessoas das cidades são diferentes das nossas. Nossas histórias, na maioria das vezes não têm a violência como tema central. Nossas histórias o maximo que pode acontecer é o personagem, que na maioria das vezes é real, estar armado com uma espingarda daquelas de carregar pela boca e não as metralhadoras que disparam mais de 200 tiros por minutos usadas nas histórias urbanas. Hoje sou um caipira que conhece os dois lados, as histórias pode ser diferentes, mas ainda existem pessoas que infelizmente continuam cheios de preconceitos com os costumes do homem do campo. Os interessados na leitura clique aqui. Caso você goste da natureza pode ver algumas fotos

07 agosto 2009

>Pra que serve o Senado?

Nos últimos meses não se fala de outra coisa; - que afeta diretamente o povo brasileiro que é as epidemias. No momento são duas em evidencia; uma delas é mundial que tem feito varias vitimas. Estou falando do vírus H1N1, causador da Influenza . Outra epidemia, essa já enraizada, na vida dos brasileiros são os políticos.

Em evidência no momento é o Senado Federal, na figura do seu presidente, o senador José Sarney, que insiste em permanecer no cargo de uma instituição moralmente falida. Assim como a gripe faz suas vitimas o povo também é vitima dos maus políticos. No titulo acima, “Pra que serve o Senado...” é proposital.

O senado serve para gastar milhões de reais em dinheiro público. Dinheiro esse, arrecadado através de uma carga tributaria elevadíssima paga por cada cidadão brasileiro, não importando a classe social a que pertence. O brasileiro está muito mal representado naquela casa de leis. Eu disse casa de leis?

O que vimos, esta semana, mais parece um ringue. Aquilo ali está uma baixaria total. O bate boca do senador Renan Calheiros, líder do PMDB, que também já foi presidente da casa, foi chamado de ‘coronel e cangaceiro’ pelo senador Tasso Jereissati, PSDB- CE. (Pelos menos o que conta a história, os cangaceiros roubavam dos ricos para repartir com os pobres). Mas essa é outra história.

São acusações mútuas. Tudo começou com o senador Renan Calheiros, na tentativa de defender o senador Jose Sarney, acusou o senador Artur Virgilio, PSDB. Aí a coisa descambou de vez. Chegamos a um ponto que ninguém, ao que parece, tem condições de investigar ninguém. Na verdade, os senadores não têm vontade de investigar nada, até por que, a maioria absoluta tem o ‘rabo preso’. É aquela velha história, é o - amarrotado falando do amassado. Então, por que manter uma estrutura tão cara que não serve pra nada a não ser cabide de emprego para os apaniguados do poder. Vale apena?

04 agosto 2009

>O que fazer diante da gripe H1N1

web Atualizado em 29/03/2010

Diante da pandemia da gripe H1N1, que deixou o mundo inteiro em alerta, o governo brasileiro vai distribuir a vacina.


Porém, essa vacina não será distribuida de imediato à toda população como a maioria está imaginando. Do estoque adquirido pelo governo, os primeiros a receber a dose será os profissionais da saúde, as mulheres grávidas, etc.


A vacina não vai estar disponível em clínicas particulares; isso levaria a uma corrida onde somente as pessoas com maior poder aquisitivo seriam vacinadas. Vai levar algum tempo para a mesma ser liberada para todos os brasileiros.


A única certeza que temos na vida é que a morte é certa. Não sabemos, como, quando e porque, na verdade o Criador nos dá a luz e recolhe nosso espírito na hora determinada por Ele.

Não quero dizer com isso que as pessoas devem se descuidar, entregar o destino a circunstancias de riscos, acreditando que uma hora ou outra daqui partiremos.

Porém, é necessário frisar que epidemias, endemias de doenças virais e infecto-contagiosas sempre existiram e, não justifica trancar-se numa redoma de vidro, e pararmos com nossas rotinas.

Algumas pessoas estão chegando ao ponto de necessitar de ajuda psiquiátrica! Isso a meu ver é um grande exagero, porque há anos fala-se em contágio pelo Vírus HIV, HPV, Rubéola, Febre Amarela, etc. Enfim, doenças graves que deixam seqüelas ou mata até mais que a tal gripe A. H1N1. Então vejamos:


HIV: A transmissão se dá por uso de seringas em comum, contatos com secreções, sangue e relação sexual com pessoas contaminadas. É grande o número de pessoas que, ainda, resiste aos meios de proteção (uso de preservativos) para evitar o contágio ou transmissão.


HPV: É uma doença sexualmente transmissível; causa câncer de colo de útero, e de penis. Há vacinas nas clínicas particulares. A incidência é cada vez maior nas mulheres e homens em idade fértil.


Rubéola: Doença transmissível pelas vias respiratórias, contato físico por mais de 6 horas no mesmo ambiente. Em gestantes causa deformidades fetais, como surdez, cegueira e outros. Há vacina a disposição na rede pública.


Febre amarela: É uma doença altamente grave, adquirida pela picada do mosquito Aedes-Abopictus, nas regiões de matas; com os desmatamentos temos vários casos de transmissão, também, nas áreas urbanas pelo mosquito Aedes-Aegipt, o mesmo transmissor da dengue. Essa doença provoca sangramento hepático nos casos graves; pode evoluir para a morte a morte do paciente se não tratado a tempo. Há vacina a disposição na rede pública.


Gostaria com os dados acima, enfatizar que doenças sempre existiram continuarao a aparecer cada vez mais até pelas próprias condições ambientais em que vivemos. É necessário esclarecer as pessoas que estão apavoradas, que nem todas adquirem o vírus H1N1. Todas as doenças transmissíveis atacam as pessoas imuno-deprimidas, isto é, que estejam fazendo algum tipo de quimioterapia.

Não é vulgaridade dizer que a fome, a miséria e a falta de vacinas e medicamentos matam muito mais no Nordeste do Brasil, sem falar na miséria e doenças no vale do Jequitinhonha-MG, ou Polígono da Seca como também é conhecida a região. Então, temos que evitar a exposição ao risco, porém, manter o controle emocional para não ir parar no divã do psiquiatra e tomar remédios controlados que são verdadeiras drogas e, sabemos que sem um rígido controle também mata.


(A vacina contra a Gripe A, (H1N1) já está disponível na rede pública de saúde em todo território nacional. (Procure informar na (UBS) unidade básica de saúde mais próxima. No momento a vacina é encontrada somente na rede pública. As clínicas particulares, ainda, não tem a vacina, segundo consta já existe fila de espera para tomar a mesma. O governo gastou em média R$ 7,00 a dose, enquanto as clínicas particulares estão planejando cobrar em média R$ 150,00 a dose. Como se vê, tem gente que ganhou e, vai continuar ganhando muito dinheiro com essa história da gripe).


Vacinas a Serem Utilizadas na Estratégia de Vacinação
O Ministério da Saúde adquiriu dos laboratórios Glaxo SmithKline(GSK),Sanofi Pasteur/Butantan e Novartis, um total de 112,9 milhões de doses da vacina monovalente influenza pandêmica (H1N1) 2009, sendo 68 milhões de doses sem adjuvante e 44,9 milhões de doses com adjuvante.


A distribuição das vacinas deverá considerar a capacidade de armazenamento nos estados e municípios, bem como a disponibilidade de entrega do produto pelos laboratórios e a população a vacinar em cada etapa.

Tabela.
Valor do repasse efetuado para cada estado da federação conforme Portaria/GM/MS nº 3.301 de 24 de dezembro de 2009 - Influenza Pandêmica (H1N1) 2009

UF Repasse (R$)
Acre R$ 130.238,35
Alagoas R$ 252.345,13
Amapá R$ 116.880,39
Amazonas R$ 623.687,35
Bahia R$ 1.098.985,26
Ceará R$ 653.037,06
Distrito Federal R$ 79.212,50
Espírito Santo R$ 200.716,72
Goiás R$ 341.245,00
Maranhão R$ 529.854,05
Mato Grosso R$ 178.991,52
Mato Grosso Sul R$ 141.697,08
Minas Gerais R$ 1.116.913,44
Pará R$ 1.314.340,17
Paraíba R$ 289.482,08
Paraná R$ 306.070,88
Pernambuco R$ 685.123,24
Piauí R$ 249.116,14
Rio de Janeiro R$ 451.864,00
Rio Grande do Norte R$ 237.256,34
Rio Grande do Sul R$ 303.200,76
Rondonia R$ 246.492,62
Roraima R$ 77.622,16
Santa Catarina R$ 172.972,90
São Paulo R$ 1.190.636,06
Sergipe R$ 162.345,56
Tocantins R$ 228.165,30
TOTAL R$ 11.378.492,06

02 agosto 2009

>Trotes para o SAMU aumentam nas férias

O numero de trotes no telefone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Campinas/SP aumenta em até 50% durante o período de férias escolares. A Polícia Militar também já registrou um aumento nas ligações na primeira quinzena de julho. A brincadeira irresponsável gera prejuízos financeiros e atendimento a população. Em apenas 6 horas de serviço, tenho atendido 90 trotes, a maioria de crianças. Em períodos fora das férias escolares, são 50 trotes.

Quase sempre eles só querem xingar. Se tenta pedir um atendimento mesmo, fazemos algumas perguntas e eles logo desligam. Mas alguns adolescentes conseguem formular melhor uma historia e o trote acaba originando uma saída, diz Shirley da Silva Santos, de 29 anos, uma das três atendentes da tarde, período que concentra mais ligações.

Para se ter uma idéia do volume, enquanto cada funcionário recebe quase 100 trotes, o número de ligações que viram atendimentos não passa dos 50. Seis ambulâncias, em media, fazem saídas oriundas de trotes todos os dias. O numero é relativamente pequeno perto das 120 ocorrências reais, mas o prejuízo assusta. Cada saída de uma viatura custa R$ 500,00. O prejuízo mensal beira os R$ 100 mil. Mas grave do que o prejuízo financeiro é o atendimento. Trabalham três operadoras por turno. Muitas vezes uma pessoa liga para passar uma ocorrência real e não consegue, diz o medico coordenador do SAMU, Jose Roberto Hansen.

Assim como SAMU e Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros também é vitima dos trotes. Enquanto os pais não educar seus filhos, mostrando a importância desses serviços para a população vamos continuar ouvindo essas reclamações. Isto é uma questão de cidadania. O pior de tudo, quando são descobertos através do sistema de identificação de chamadas(é feita uma ligação para o número de onde partiu o trote para confirmar os dados(muitos pais negam veementemente a participação dos filhos).

Quando o trote parte de um adulto (pra mim ele não passa de um idiota) sem nenhum caráter. Quando parte de uma criança deve, no mínimo deve ser filho (a) desse idiota que também não teve a devida educação de berço. Enquanto isso, quem realmente necessita do serviço fica sem atendimento. Acredito que essas coisas devem acontecer em varias partes do país, em algumas com mais intensidade. Gostaria de ouvir a opinião de outras pessoas a respeito do assunto. Lamentável.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...