25 maio 2010

>Brasil doente

webNo programa "Domingo Espetacular" da Rede Record de Televisão do dia 23/05/2010, imagino que milhões de pessoas tenham assistido e,  assim como eu, ficaram estarrecidas com a inoperância do sistema de saúde vigente. O sistema está falido, as cenas mostradas em vários hospitais do país não deixam dúvida de que pior que a doença, é o descaso com que os pacientes são tratados. Enquanto os governantes fazem propagandas,  pacientes morrem nas filas ou corredores que mais parece depósito de gente.

É um verdadeiro absurdo alguém precisar de socorro e esperar até mais de oito horas pra ser atendido; os Prontos socorros e hospitais estão superlotados. Essa demanda excessiva é conseqüência do novo modelo de assistência nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de todo país. Atualmente os usuários que procuram os Ps. (Prontos Socorros) são portadores de patologias crônicas que devem ser acompanhadas nos Centros de Saúde. São elas: pacientes diabéticos descompensados, gestantes, etc.

Para que isso ocorra é preciso gerir melhor os recursos disponíveis através de uma melhor capacitação dos profissionais da área com ênfase na orientação dos pacientes. Chega se ao absurdo de alguém necessitar de uma consulta com especialista e somente conseguir vaga seis meses depois, dependendo da especialidade. Em um país que se diz sério isso chega ser um afronta a qualquer cidadão. Sabemos que o SUS (Sistema Único de Saúde), universalizou o atendimento, mas o gerenciamento é falho.

Um sistema de saúde aonde uma gestante chega a dar a luz no corredor de um hospital, sentada em uma cadeira de rodas. O pai, no desespero, pede por socorro e ninguém dá ouvido. Enquanto a câmera mostra alguém do próprio hospital bem próximo que nada faz para ajudar. Isso além de falta de profissionalismo é falta também de solidariedade, no mínimo.

Aonde já se viu você ir a um hospital para consultar com um médico e acaba sendo atendido pelo guarda; que já tinha decorado na ponta da língua o script dizendo para você procurar outro local para ser atendido. Se o paciente quisesse consultar um guarda não procuraria um hospital, mas sim um quartel, quem sabe.

As eleições estão se aproximando, e com certeza, os candidatos vão prometer acabar com as filas nos hospitais, com o desemprego, falta de vaga nas escolas brasileiras, combater a corrupção, (essa é a pior praga do País) acabar com a falta de moradia, etc., etc. infelizmente, a maioria dos brasileiros ainda acredita.

10 comentários:

  1. Em todo o lado é assim. Quando chegam as eleições eles prometem tudo, mas depois esquecem....
    Estiveram lá. Porque não fizeram.....?
    A demagogia é a arma dos nossos políticos que perderam completamente a vergonha......
    Com a saúde das pessoas não se brinca.
    Parece-me que essas coisas se devem aos directores dos hospitais que se instalaram e que não se importam com os demais doentes quando eles deveriam ser atentos às condições e ao pessoal de serviço.
    Saber coordenar os serviços é muito importante.

    ResponderExcluir
  2. Aplaudo você,amigo. Gastam mais com propaganda do que com ações efetivas. Saúde no Brasil é uma doença crônica. Parabéns. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão, obrigado por sua visita ao meu blog
    Gostei, muito dos seus informes e textos,
    parabéns, vou estar atento na hora da escolha
    dos nossos governantes.

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo é uma vergonha.....aí,vem O OUTRO CANAL E MOSTRA QUE O GOVERNO ATUAL TEM 100% DE APROVAÇÃO !!!!!Eu nunca fui entrevistada ....vc já foi ??????Vc está satisfeito ?????bjcas

    ResponderExcluir
  5. Sabe, o Brasil sempre teve recursos, mas pelo jeito, não tem um povo, pois um povo trabalha para o bem da nação e não para o beneficio próprio de cada elemente que faz parte do povo...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Passei para deixar o meu bom dia,
    "Aos pássaros Deus deu o vôo e o canto, aos que amam Ele dá o sonho e o encanto. Quem ama de verdade não consegue voar,porém de tão leve espírito, chega até a flutuar"

    Valter Montani

    ResponderExcluir
  7. olá amigo, o meu blog já está actualizado e espera muito a sua visita. beijinhos dos cridos de portugal

    ResponderExcluir
  8. O discurso é sempre o mesmo, melhores condições de saúde, educação e trabalho. Tudo mentira deslavada, isso nunca ouve nem haverá de acontecer, enquanto o conformismo e a falta de memória amortecer o sofrimentos da população.

    Nas campanhas eleitorais, tem cidadão que vende seu voto, por uma cestinha ´básica de quinta, camiseta, portão usado, telhas de segunda, etc.

    Essas são ofertas de campanha, quando deveria fazer parte do pacote do salario mínimo, quem ganha salario mínimo, deveria receber no pacote, tudo isso ai, e mais um pouco.

    Ai como eu queria ver a O Lula e Dilma ter que viver com um salarinho, e carregar porcaria usada nas costas...

    abraços.

    ResponderExcluir
  9. Pois é. Situação revoltante o descaso com a saúde entre tantos descasos dos governanates.
    Agora na urna vamos votar ou... eu prefiro viajar e então justificar.
    Bjs Goretti

    ResponderExcluir
  10. Meu comentário está lá no Jotanet.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...