30 setembro 2011

>O Brasil não dá certo porque dá certo demais para as suas elites

Darcy Ribeiro
Esse título vem das Minas Gerais, coisa de Darcy Ribeiro. Isso nos leva a crer que, ou o Brasil muda o seu projeto original, ou permanecerá como eterno país do futuro. O Brasil não foi colonizado por quem veio para cá em 1500 com o objetivo de permanecer e construir uma nação, como se deu com os ingleses em relação aos Estados Unidos no final do século XVI.

Fomos, na verdade, ocupados por predadores interessados tão só em riquezas naturais que serviram, dentre outras coisas, para que marquês de Pombal construísse Lisboa. Somos todos filhos da violência, de um "projeto brasil" idealizado por uma elite que o assentou na exploração da mão-de-obra indigente, na devastação de recursos naturais e na relação patrimonialista com o Estado.

Pe José de Anchieta
Para cá varreram grande parte da escória portuguesa, lixo de seus patíbulos e de suas masmorras. Para cá enviaram aventureiros da pior espécie, além de um modelo de governo clientelista baseado no amadorismo e ostentação. E acompanhando essa turba, veio a Companhia de Jesus (Católicos Jesuítas), que servia para acalmar os pobres com a premissa de que os mansos herdariam os céus.

Marquês de Pombal
Pronto... Taí o DNA de um Brasil tido e havido como de gente feliz. E o pior é que, nesse aspecto, nada mudou nesses últimos 500 anos. Somos ainda o país de uma elite especialista em promover mudanças que, na prática, jamais alteram alguma coisa. O resultado disso é que fomos nos acostumando à miséria, tanto física quanto ética e moral, e nos sedimentando como a nação do "jeitinho", cuja moeda mais valorizada é a esperteza.

Nosso problema é genético. Não se resume, por exemplo, ao fato de termos um sistema político viciado e não mais que cinco ou seis homens públicos decentes. O buraco é mais embaixo. A questão é que cada um de nós, enquanto instrumento de mudança, estamos comprometidos, deixamos a desejar.

João Ubaldo Ribeiro
Como diz João Ubaldo Ribeiro, "é preciso matéria-prima de qualidade para se construir um país de excelência". E cadê esse material humano? Se houvesse peças de reposição à altura, seria muito fácil recolocar nos trilhos a locomotiva Brasil, emperrada há séculos em suas próprias teias de forma constrangedora. Mas aonde estão elas?


Multid
Somos quase duzentos milhões de seres, a grande maioria preocupada apenas com o próprio umbigo. E daí se estaciono em vaga reservada a deficientes? E daí se nessa rua só posso andar a 50 por hora? E daí se a lei não permite dirigir alcoolizado? E daí se atropelo alguém durante os meus rachas? E daí se furo fila?

Lixo na rua
E daí se jogo lixo na rua? E daí se vendo produto adulterado, vencido ou se roubo no peso? E daí se exploro os meus empregados? E daí se sou funcionário fantasma? E daí se desvio dinheiro público destinado a hospitais, merenda, remédios, educação ou segurança? E daí? E daí??!! Isso é Brasil, desde sempre. Se algo atende aos meus interesses, o resto que se exploda. Assim, como transformar a pequena ilha que somos cada um de nós em uma nação comprometida com o sucesso coletivo?


Brasil
Desse modo, ou rompemos com o primitivo "projeto Brasil" e começamos a trabalhar por uma sociedade igualitária com maior distribuição de renda e melhor qualidade de vida para todos, ou seguimos acelerando sem soltar o freio de mão. Se o povo brasileiro não estivesse tão satisfeito com o pouco de circo e o naco de pão com o que é falsamente entretido e vergonhosamente alimentado, talvez Darcy Ribeiro não fosse mais tão atual ao dizer o que disse lá em cima, isto é, que o "Brasil não dá certo porque dá certo demais para as suas elites".

Enquanto, porém, permitirmos que elas se deleitem, não há como desmenti-lo. Está em nossas mãos o poder de mudar o rumo do nosso País, sendo cada um de nós, o protagonista de uma mudança, para que o Brasil seja honrado, por ter pessoas que honra suas leis e seu nome, seja um deles!
Jair Correa Barbosa

6 comentários:

  1. S E N S A C I O N A L... seu artigo "depoimento" das verdades nuas e cruas de um país que esqueceu de se projetar e submete-se às elites daqui e de lá... copia sem autenticidade, não vive, mas vegeta em torno do umbigo, não cortou o cordão umbelical da mendicância por "bolsas disto e daquilo..." Com muito pouco do pão e do circo, satisfaz-se. Por quê? Simplesmente por nivelarmos pelo mais baixo nível todo o potencial que somos e temos e não valorizamos! Educar os protagonistas? Não há interesse que se tornem atores principais... Marionetes manipuláveis é bem mais fácil para se dominar! Parabéns, há muito não lia algo tão honesto e verdadeiro! Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí... Temos que nos unir por um país melhor e mais digno para nossos filhos e netos! Já havia lido num texto em que dizia que o sistema é muito competente nos seus objetivos. O problema é que os objetivos são diferentes!
    Povo e poder nunca dormirão na mesma cama.São divergentes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Comprar Viagra genérico em Farmácia ONLINE

    ResponderExcluir
  4. Vamos gritar... Voto facultativo
    este pais vai aml das pernas e a classe politica... não quero perder tempo e falar dessa turma...
    Voto facultativo! quero ter o direito de votar quando eu acreditar que estou sendo representado, Os partidos não existem... os politicos... mentirosos!... Dizer que votar e exercer cidadania e mentira, voto
    em A ele ele faz coligação com B
    ela troca de partido... sem a minha
    outorização onde está a democracia?
    Quero sai de casa para votar se eu
    achar que vale apena exercer o voto
    porque fulano realmente inspira confiança. Voto facultativo! voto
    distrital! chega de Tiririca!
    J.Araújo Parabéns pelas matérias
    forte abraço, A Paz!

    ResponderExcluir
  5. Um crítico excelente! Que grita verdades, que mostra ações vergonhosas, que aponta o caminho... Maravilhoso! Parabéns, é um prazer colocar-me como seguidora! Um abraço. Ivany

    ResponderExcluir
  6. Olá Araújo, nas minhas buscas na net por blog que apresentem bons conteúdos, esbarrei neste espaço acolhedor e informativo. Sendo assim, gostaria de convidar de forma especial, todos os Educadores que seguem e/ou visitam este blog.
    Ontem, dia 01/07/2012, foi o lançamento oficial do espaço http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/.
    Peço que visitem este link, que leiam e caso gostem, participem!
    Araújo, conto com sua participação especial neste novo projeto! Parabéns pelos textos.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...