05 novembro 2011

>Invasão da USP

Imagem: Leonardo Soares/AE
A reitoria da USP foi invadida na madrugada do dia 1º para o dia 2 de novembro por um grupo de estudantes que discordaram da desocupação de um prédio da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).

A confusão na USP (Universidade de São Paulo) começou por volta de 18h30 da última quinta-feira (27), após PMs deterem três estudantes que estavam com maconha no estacionamento da faculdade de História e Geografia. Enquanto os policiais levavam os rapazes para um carro de polícia, um grupo de estudantes começou a protestar e impediu que os usuários fossem levados à delegacia.
No horário político gratuito da ultima quinta-feira, o PCO (Partido da Causa Operaria), defendeu com unhas e dentes a invasão da reitoria, mesmo os estudantes tendo destruído o patrimônio público para demonstrar a revolta da classe estudantil. Estranho é um partido político se dizer da causa operaria e defender aquela baderna. Porque na verdade, o verdadeiro operário jamais concorda com tamanha falta de respeito com a coisa pública.

Ali com certeza uma grande maioria daqueles estudantes não eram filhos de operários, mas sim de classe média e alta. Porque os filhos dos verdadeiros operários não têm dinheiro para estudar nos melhores colégios particulares e depois prestar concurso e passar em uma das melhores universidades públicas da América Latina. Aqueles que ali protestavam moram em áreas nobres de vários bairros de cidades brasileiras, aonde qualquer pobre que se aproxima é um suspeito em potencial.

Aqueles que destruíram o patrimônio cometeram crime de destruição com atos de badernas e vandalismo. O ato foi promovido por uma minoria de estudantes, muitos deles, segundo consta, ligados a pequenas siglas de esquerda como o PCO e (LER-QI) liga Estratégia Revolucionária - Quarta Internacional. Pois é! Essa mesma  minoria acha que está acima da lei, o que não é verdade.
No campus da USP, já ocorreram vários crimes de roubos, furtos e assassinatos e, quando isso ocorre é solicitado uma maior presença de segurança, principalmente por parte das vitimas, solicitando uma resolução dos casos. Eles (estudantes) acham que aquele deve ser um território sem lei. Onde pode se vender, comprar e consumir drogas a vontade. Temos leis, que apesar de falhas devem ser respeitadas, não somente pelos estudantes, mas por todos os cidadãos.

Os contrários à PM no campus dizem que a medida abre precedente para a polícia impedir manifestações políticas – que comumente ocorrem dentro do campus – e citam o episódio de junho de 2009, quando a Força Tática da PM entrou na universidade para reprimir um protesto estudantil e acabou ferindo os estudantes e jogando bombas dentro de unidades.

Nós brasileiros pagamos impostos demais para sustentar esse país onde o ensino público de qualidade é para poucos. Com toda essa organização os estudantes não somente da USP, mas de todo Brasil devia organizar a população conscientizando-a politicamente para protestos contra todo tipo de corrupção que ocorre nesse  País com desvios de dezenas de milhares de $, destruindo a esperança  de muita gente que sonha um dia ter saúde e escola pública de qualidade não para uma minoria privilegiada, mas sim  para todos.

Não é destruindo um bem público pago com o suor de cada brasileiro que se chegará a algum lugar. Diante dos fatos e as imagens mostradas por todos os meios de comunicação o que  podemos esperar daqueles futuros profissionais? Precisamos pensar nisso.


(a) J Araújo

11 comentários:

  1. Completamente de acordo com sua opinião! Baderna generalizada! Que profissionais teremos no futuro? Depredadores também de vidas? Fazem muito por um nada e, nada por muito do que vemos no dia-a-dia acontecer em nosso país! Cidadania é um exercício de todos. Com respeito e inteligência; é o mínimo que se espera de "alguns mauricinhos e patricinhas" que tê papai caixa forte pagando suas despesas "afiançáveis"!!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  2. É vergonhoso mesmo.Se a polícia não age, é omissa, o poder público não cuida... Se reprime está errada.
    Os assaltos os crimes ocorrem para manter o vício de muitos.
    Que não façam em um campus, onde saem os cidadãos que irão governar o país.
    "Ou não"
    Um belo final de semana conterrâneo. Abraços. Edna.

    ResponderExcluir
  3. Coincidentemente, abordei o tema em uma postagem do DIÁRIO FEMININO.
    Não concordo com baderna. Já tivemos muitas manifestações estudantis sérias e relevantes. Mas essa não está entre elas.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. J. Araújo, tudo bem?
    Nossa! Muito bom teu texto e tua escolha de pauta! Perfeita!
    Pois é, com tanta coisa para se protestar, contra a corrupção, por exemplo, as injustiças sociais de fato, enfim, e o que se vê, essa palhaçada, infelizmente.

    Grande abraço e obrigada pela presença lá no Humoremconto!
    As histórias por lá são fictícias.

    ResponderExcluir
  5. É, concordo plenamente com vc! O que eu penso é o seguinte, liberdade de expressão é uma dadiva que não estamos sabendo usar direito!
    Esses alunos não tem ideia do que é lutar por um ideal sem perder a razão. Foi excelente esse post porque eu estava meio por fora do assunto e vc me inteirou certinho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Bom tarde, tudo bem?
    Adoramos o post e o conteúdo do seu blog :)
    Dá uma passadinha no nosso, acabamos de postar sobre as novidades de bolsas para o verão 2012!
    Se gostar do nosso cantinho, siga-nos!
    Um beijo e boa terça-feira.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc, sociedade de bosta a nossa, onde quem é rico (ou filho de rico) acha que devem existir leis especiais para eles.
    Triste.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente foi uma palhaçada. Algo lamentável! Bom texto a respeito.

    Obrigada pela visita!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Retribuindo a visita!

    Tenho vergonha de ter sido aluna da USP. Tenho vergonha de ouvir a suposta "nata" intelectual do pais soltar tanta abobrinha por causa da presença da PM no campus, como se a USP fosse um lugar sagrado e intransponível.

    Muito bom seu texto!

    ResponderExcluir
  10. Filhinho de papai mimado é assim, quando ouve um não se joga no chão e quebra os brinquedos, sou a favor de protesto e democracia, agora vandalismo numa faculdade publica (que deveria ser para o povo e não pra um grupo selecionada) não concordo mesmooooo.Super obrigada pela visita no meu blog, abraços

    ResponderExcluir
  11. J. Araújo bom dia! Esses jovens são sem noção... Não respeitam o direito dos outros, são meninos e meninas
    mimados...quando houve a morte de um de seus colegas eles queriam segurança...não podemos mais estudar não temos segurança, quando a policia faz o seu trabalho
    prendendo quem está praticando atos ilicito (a lei), eles fazem a baderna...Tudo
    sem objetivo justo. Nos diz uma máxima de Jesus: " Tudo que vós quereis que os homens vos faça, façai vós" querem respeito, respeite... querem justiça, façam
    justiça... Só se vence o mal com o bem... J.Araújo deveriam estar lutando por mais justiça social...
    irem as ruas contra a impunidade.
    Belo texto continue!!!! estou atento!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...