09 abril 2013

Dilma, e o salário minimo



Durante muitos anos vigorou o Salário Mínimo Regional, com valores diferentes para cada região e/ou sub-região do País de acordo com as características e peculiaridades de cada local. Quando foi instituído, eram 14 Salários mínimos diferentes, chegando a 38 valores distintos em 1963. Em 1974 foram reduzidos a apenas cinco, caindo para três Salários mínimos regionais em 1983. Em maio de 1984 o valor foi unificado, passando para Salário Mínimo Nacional, situação que permanece até hoje. E olha que está difícil sobreviver com esse valor ridículo, que diga quem pelo menos tenta.

Mas na verdade, a estrela do momento não é nenhuma autoridade, não é político, não é artista de cinema nem de televisão, nem trabalhador, se ganha salário mínimo pior ainda,  na verdade nem gente ele é. Está na mídia mais que político em época de campanha eleitoral.  Estou falando de sua excelência o tomate, que uns dizem que é fruto, outros discorda. Se não é fruta é legume, se não é legume é fruta. O certo é que o preço do dito cujo foi nas alturas e virou notícia. Afinal de contas, o tomate é uma fruta ou não?

“Na botânica diz que o tomate é um fruto (e não fruta, que é conceito comercial). No comércio de alimentos, os vegetais são classificados em fruta (que é diferente de fruto, da biologia) e em legume. O tomate é um legume no comercio, isto é, valem para o tomate as leis comerciais de importação/exportação e compra/venda dos legumes, e não das frutas”.

Na verdade estou tocando no assunto porque vi um banner ou foto, sei lá, em uma página do Facebook com a foto da Presidente Dilma, ah esqueci, ela exige ser chamada de Presidenta, ai que coisa feia. Mas segundo a mesma é para diferenciar o gênero. Mas não é isso que vim falar aqui também, esse assunto está ficando cada vez mais complicado. Já sei, é o efeito tomate. De que mesmo eu estava falando? Ah, estava falando do preço do tomate que já virou motivo de piada. Um dia de trabalho por uma caixa de tomate de 25 quilos. Corre a boca pequena que na atual conjuntura, se você for convidado a almoçar na casa de um amigo e quiser fazer bonito na chegada, leve no mínimo um quilo de tomate. Uma fortuna.

Na foto da presidente, quer dizer, Presidenta dizia assim: “Salário mínimo” R$ 67, 800, Salário Reclusão; R$ 971,78. Isto é, enquanto o trabalhador assalariado trabalha trinta dias para ganhar o salário mínimo, arcando com todas as despesas e descontos que incide sobre ele o presidiário recebe aproximadamente 50% a mais sem nenhum desconto e despesas pagas pelo governo, quer dizer por nós que pagamos impostos, inclusive aquele trabalhador que ganha o salário mínimo.

Na pior das hipóteses, o melhor é ir para a prisão e receber o auxilio reclusão do que receber o salário mínimo que não dá para comprar cinco caixas de tomates nos preços praticados atualmente, girando em torno de R$ 150,00 a caixa com 25 quilos. É triste, que tal trocar e inverter os papeis né Presidenta!!

A partir de 1º de janeiro de 2013, o salário - de -benefício e o salário de contribuição não poderão ser inferiores a R$ 678,00 (seiscentos e setenta e oito reais). O auxílio-reclusão, a partir de 1º de janeiro de 2013, será devido aos dependentes do segurado cujo salário de contribuição seja igual ou inferior a R$ 971,78 (novecentos e setenta e um reais e setenta e oito centavos), independentemente da quantidade de contratos e de atividades exercidas. Se você acha que é justo essa inversão de valores dê sua opinião!


(a) J Araújo

3 comentários:

  1. Eu achava isso um absurdo e ainda acho, mas menos um pouco depois que um cara me explicou que quem tem esse direito a auxílio reclusão é a pessoa que já trabalhou por um período X, dentre outras exigências, não é qualquer marginal que vai preso, segundo p que esse cara me disse. Então se for com exigências, para que a família do cara não fique desamparada, até posso engolir, mas acho que os valores tinham que ser invertidos, o valor do auxílio reclusão tinha que ser menor que o salário mínimo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Um pouco por todo o mundo vemos os políticos destruindo as leis e os valores em que assentava a nossa sociedade.
    No meio de tanta confusão acabo a pensar:
    - Será que estamos a entrar numa nova era ...???

    ResponderExcluir
  3. Vou desculpar seu comentário agora, no blog, onde vc diz que eu não gosto de vc. Desculpo prque vc não me conhecer, mas saiba que uma das minhas qualidade é não guardar mágoa nem rancor (graças a Deus desses males eu não sofro) e quanto àquele episódio, fique certo que nem lembro mais, para mim é passado e passado só tento recordar coisas alegres. Quanto a sua postagem, bem... este mimino é tão mínimo que nem vale a penas falar e esse auxílio é tão vergonhoso que me recuso a dá minha opinião. Um abraço e tenha um excelente domingo.
    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...